top of page

Saiba as diferenças entre Cambridge e IELTS


Existem diferentes razões para escolhermos fazer um teste de proficiência de inglês, seja para estudar em alguma universidade fora do país ou trabalhar em uma empresa no exterior. Para isso, temos diferentes opções de exames e cada um deles tem suas particularidades. Os exames mais comuns para comprovar a proficiência no inglês pelo mundo e pela Austrália são o IELTS e o Cambridge.

Exames IELTS e Cambridge

Ambos os exames são reconhecidos por diversas empresas, universidades e governos. Abaixo, você pode ler mais detalhadamente sobre os dois exames e decidir qual o melhor caminho para você de acordo com seus objetivos futuros.

IELTS (English Language Testing System)

O IELTS é um exame que visa testar o estudante em quatro habilidades distintas: listening (interpretação oral), reading (interpretação de texto), writing (escrita de redação) e speaking (conversação). Sua duração completa é de 2 horas e 55 minutos.

Existem duas opções de prova e a escolha vai depender dos objetivos do estudante. Sempre a mais recomendada é a opção IELTS Academic, pois esta certificação pode ser útil para diversos propósitos.

  • IELTS General Training: mede a proficiência em um contexto mais prático do dia a dia.

  • IELTS Academic: avalia a proficiência da língua para um ambiente acadêmico, ou seja, para aplicações no ensino superior como Graduação e Pós-Graduação, trabalhar em empresas no exterior, emigrar para diferentes países.

Estrutura do Exame

  • Listening (interpretação oral): 30 minutos + 10 minutos para transferência das respostas (sem uso de fones de ouvido);

  • Reading (interpretação escrita): 60 minutos, sem tempo adicional para transferência das respostas;

  • Writing (redação): 60 minutos;

  • Speaking (conversação): 11-14 minutos.

Na Austrália, o teste é aplicado em mais de 50 localidades e também oferece diferentes datas, para saber mais acesse aqui o site oficial. Caso você esteja no Brasil, o teste é aplicado exclusivamente pelo British Council, mas não se preocupe, pois o exame é oferecido em 11 cidades distintas e em diversas datas. Para saber mais e agendar seu exame acesse o link do British Council aqui.

Com relação aos resultados do exame, eles são bastante precisos, pois passam por critérios específicos e rigorosos durante a avaliação. A classificação vai de 1 a 9 e para chegar a um resultado todas as habilidades são avaliadas separadamente. Geralmente, as instituições pedem por um resultado maior que 5 pontos. Atente-se as notas requisitadas pela sua instituição de interesse, assim poderá se organizar e focar em seu resultado.

Cambridge

Cambridge ofere uma série de testes para que o estudante possa provar sua proficiência no que estiver mais de acordo com seu objetivo.

Este exame também avalia o estudante em 4 habilidades distintas: listening (interpretação oral), reading (interpretação de texto), writing (escrita de redação) e speaking (conversação). Alguns dos testes também avaliam uma quinta habilidade, o Use of English (uso da língua inglesa).

Existem diversos tipos de exames, porém os mais comuns e mais procurados pelos brasileiros são os abaixo:

KET (Key English Test) – nível básico

  • Duração do teste: 1 hora e 50 minutos

  • 81 questões nas habilidades de listening (interpretação oral), reading (interpretação de texto), writing (escrita de redação)

PET (Preliminary English Test) – nível intermediário

  • Duração do teste: 2 horas e 18 minutos

  • 67 questões nas habilidades de listening (interpretação oral), reading (interpretação de texto), writing (escrita de redação)

FCE (First Certificate in English) – nível pós-intermediário

  • Duração do teste: 3 horas e 29 minutos

  • 82 questões nas habilidades de listening (interpretação oral), reading (interpretação de texto) e use of English (uso da língua inglesa)

  • 2 textos na habilidade de writing (escrita de redação)

CAE (Certificate in Advanced English) – nível avançado

  • Duração do teste: 3 horas e 55 minutos

  • 86 questões nas habilidades de listening (interpretação oral), reading (interpretação de texto) e use of English (uso da língua inglesa)

  • 2 textos na habilidade de writing (escrita de redação)

CPE (Certificate of Proficiency in English) – nível proficiente

  • Duração do teste: 3 horas e 56 minutos

  • 83 questões nas habilidades de listening (interpretação oral), reading (interpretação de texto) e use of English (uso da língua inglesa)

  • 2 textos na habilidade de writing (escrita de redação)

Além das opções de exames citadas, o Cambridge também oferece exames específicos para a area de Negócios, onde são avaliadas habilidades de um inglês mais comercial.

Na Austrália ou no Brasil, existem inúmeras localidades e datas para aplicar para os exames, sempre dependendo do tipo de teste para o qual o estudante aplicará.

Cada um dos tipos de teste a cima recebe uma avaliação especifica e apresenta diferentes resultados e notas. Em todos eles o estudante recebe notas individuais por habilidade e uma nota geral. O importante é atentar-se às notas requisitadas pela sua instituição de interesse.

Para saber mais e se preparar bem para o exame visite o site oficial do Cambridge clicando aqui.

 

Na Austrália existem diversas instituições renomadas que oferecem cursos preparatórios para IELTS e Cambridge. Para saber mais informações sobre estes cursos, exames e assuntos relacionados ao seu futuro na Australia, passe na Journey Education ou entre em contato por aqui, pois nós podemos te ajudar!

bottom of page