top of page

Como funciona o seguro de saúde OSHC na Austrália?


OSHC é a sigla do seguro obrigatório para quem vai estudar na Austrália e seu conteúdo e funcionalidades geram muitas dúvidas entre os estudantes internacionais.

Seguro saúde na Austrália

Segundo o governo do país, o objetivo é garantir que os estudantes tenham acesso ao sistema de saúde local, o que inclui a utilização de hospitais públicos, consultas médicas, certos exames, descontos ou reembolso na compra de medicamentos, serviços de ambulância, entre outros. Mas, é importante se atentar aos períodos de carência.

Ainda de acordo com o Departamento de Saúde da Austrália, cinco seguradoras estão habilitadas para oferecer esse serviço: AHM, Allianz, BUPA, Medibank, e NIB. Os sistemas oferecidos são semelhantes, mas fique atento porque algumas seguradoras oferecem mais benefícios do que outras.

Busque entender melhor a cobertura da sua apólice, antes de você precisar usá-la!

Ao fazer uma consulta médica, procure saber se o seu provedor de seguro possui uma rede credenciada. Nesses casos, após o atendimento, o profissional enviará a conta direto para o seguro, e você não precisará pagar nada! Caso contrário, será preciso arcar com a consulta e solicitar reembolso posteriormente.

O valor reembolsado para consultas e exames varia de acordo com o médico, procedimento e com a empresa de seguro. Há uma lista de valores estabelecidos pelo governo australiano para cada tipo de serviço. Alguns provedores reembolsam 100% do listado, outros 85%. Ainda assim, se o profissional cobrar acima do critério estabelecido pelo governo (e muitos deles cobram) a diferença do valor é por sua conta.

Em caso de problemas com o plano de saúde, o aluno pode entrar em contato com a ouvidoria do Seguro de Saúde Privado (a sigla em inglês é PHIO).

Remédios

Na Austrália, remédios podem ser vendidos na farmácia, com ou sem prescrição médica, e nos supermercados. Alguns medicamentos obtidos com prescrição médica na farmácia fazem parte da lista PBS (Pharmaceutical Benefits Scheme), e podem dar direito a reembolso de parte do valor do medicamento pelo do seu provedor de OSHC. Se está na dúvida, entre com contato com a sua seguradora!

 

Para ficar por dentro de outras dicas e novidades relacionadas à Austrália, siga a página da @journeyeducation no Facebook.

bottom of page